TODA CRIANÇA GOSTA...
O livro "Toda criança gosta...", de Bia Hetzel e Mariana Massarani editado pela Editora Manati, é uma das simbioses entre ilustração e texto mais interessantes que já vi.
Embora o texto tenha frases maravilhosas sobre coisas que as crianças gostam (e os adultos também diga-se de passagem), como por exemplo: "...de andar descalça, ...de dar umas corridas, ...de ter uma história predileta, ...de dormir aconchegada, ...de ter alguém para andar de mãos dadas (só quando dá vontade)"; é da combinação entre estas frases com as lindas ilustrações que surge a magia do livro.
Mariana e Bel trazem um panorama de todas as culturas, mostrando para as crianças que o bebê de uma mãe africana carregado num cesto nas costas também gosta do cheiro de alguém ou de alguma coisa muito querida, ou que os egípcios também curtem o arco-íris, as estrelas, a lua e o calor do sol, assim como a filha de uma mulher de burca gosta tanto de andar na garupa de um burrinho como qualquer outra criança do mundo. E para tornar tudo ainda mais divertido, tem frases que são ilustradas por famílias de vampiros (o vampirinho está sentado no cadeirão prestes a devorar um ratinho, mostrando que, como toda criança, gosta daquela comidinha que alguém especial faz para ela) ou de ursos.
E tem uma página linda, de emocionar mesmo, da qual eu não poderia deixar de falar. Ela mostra dois pais, um judeu e um árabe, abraçando seus filhos e dando as mãos uns aos outros e diz que toda criança gosta "de pirilampos e borboletas , de muita, muita gentileza".
Quando folheei o livro me apaixonei de cara, mas achei que ele não era auto-explicativo. Eu teria de mostrar para a Luísa que ele continha crianças e adultos de todos os tipos, nacionalidades, cores e religiões, e que todas elas tinham em comum o fato de serem crianças e gostarem das mesmas coisas simples que toda criança gosta. Enganei-me redondamente.
Eu não tinha nem lido a primeira metade do livro quando a Luísa falou:
-Mãe, sabe o que eu estou achando mais legal nesse livro? Que ele respeita todas as culturas.
Taí uma ótima maneira de falar sobre diversidade e tolerância às diferenças para os pequenos. Eu garanto que eles entenderão.