domingo, 21 de novembro de 2010

 Atividade com a música O ´PATO

1) LEIA COM AJUDA DA PROFESSORA, DEPOIS PENSE E RESPONDA QUANTAS PALAVRAS TÊM AS FRASES ABAIXO:

O PATO PATETA FOI PARA A PANELA

PARA A PANELA FOI O PATO PATETA


a) AGORA, PINTE NAS FRASES ACIMA AS PALAVRAS:

PATO DE VERMELHO
PANELA DE AZUL


b) ESCREVA ESSAS MESMAS PALAVRAS NOS QUADROS ABAIXO:


2) VAMOS LER A PALAVRA PATO EM VOZ ALTA BEM DEVAGAR. PERCEBA QUANTAS VEZES VOCÊ MEXE OS LÁBIOS. QUANTOS PEDACINHOS FORMA AS PALAVRAS ABAIXO?

PATO: __________________ MARRECO: __________
PANELA:_________________ JENIPAPO: __________
PATETA: ________________ POLEIRO: ___________
GALINHA: _______________
CAVALO: ________________


3) VAMOS PENSAR, CONTAR E ESCREVER AS LETRAS E AS SÍLABAS DAS PALAVRAS ABAIXO:

PATO QUANTAS LETRAS? ________
QUANTAS SÍLABAS?_________
CAVALO QUANTAS LETRAS? ______
QUANTAS SÍLABAS? ______


EXPLORANDO O LÚDICO

��Vamos montar o jogo das caixinhas?
Para isto você vai precisar juntar três (3) caixinhas de fósforos vazias. Encape-as. Recorte, de jornais
ou revistas, as sílabas da palavra PANELA e cole-as nas caixinhas encapadas.
Agora, é só brincar, formando novas palavras juntando as caixinhas de várias maneiras. Escreva as palavras que você conseguir formar.


EXPLORANDO CIÊNCIAS
1) Perguntar aos alfabetizandos: Alguém sabe onde os patos vivem? De que eles se alimentam? De que forma eles são utilizados pelo homem? Que aves parecem com os patos? Quais as semelhanças e as diferenças? Registrar na lousa as suas repostas.
2) A partir das respostas dos alfabetizandos, o professor deverá sistematizar o conhecimento falando sobre as características dos patos, com o objetivo da transformar os conceitos espontâneos em conceitos científicos.
Perguntar: O que vocês acham que utilizar o pato no vestuário e no entretenimento está certo ou
errado? Por que? (desenvolvendo a oralidade, da criticidade e da autonomia)

3) Perguntar: Vamos fazer uma lista com o nome de aves que vocês conhecem?

Um comentário: